quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dia 13: Poder Para Sinais e Prodígios

"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra." Atos 1:8 NTLH

Muitos de nós somos céticos quando o assunto é prodígios, milagres e manifestações sobrenaturais. Duvidamos e questionamos a veracidade de tudo que a nossa mente não pode compreender racionalmente. Contudo, se cremos na existência do Espírito Santo, precisamos crer que Ele se manifesta muitas vezes de maneiras que não faz sentido a todos, e uma delas é através de prodígios! Não podemos esquecer que tais manifestações sobrenaturais não tem um fim em si mesmas, elas possuem um objetivo, o de apontar Cristo como Salvador e trazer glória ao Pai.

Quais foram alguns dos sinais e prodígios executados pelo Espírito de Deus?

O poder do Espírito Santo flui livremente na igreja primitiva. Crentes e céticos ficaram impressionados e cheios do temor de Deus com as manifestações do Seu poder. Enfermos foram curados, mortos ressuscitados, opressos libertados e perdidos foram salvos. Eis algumas das descrições de tais manifestações: 
  • Atos 2:22 - "Pedro continuou: Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem."
  • Atos 2:43 - "Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor."
  • Atos 4:29, 30 - "Agora, Senhor, olha para a ameaça deles. Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim de que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos."
  •  Atos 5:12 - "Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão."
  • Atos 6:8 - "Estêvão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fazia grandes maravilhas e milagres entre o povo."
  •  Atos 8:6 - "E as multidões ouviam com atenção o que ele dizia. Todos o escutavam e viam os milagres que ele fazia."
  • Atos 8:13 - "O próprio Simão também creu. E, depois de ser batizado, acompanhava Filipe de perto, muito admirado com os grandes milagres e maravilhas que ele fazia."
  • Atos 14:3 - "Os apóstolos ficaram muito tempo em Icônio, falando com coragem a respeito do Senhor Jesus. E o Senhor mostrava que a mensagem deles sobre a sua graça era verdadeira, pois ele dava a eles o poder de fazer milagres e maravilhas."
  • Atos 15:12 - "Então todos os que estavam ali ficaram calados e escutaram Barnabé e Paulo contarem todos os milagres e maravilhas que Deus tinha feito por meio deles entre os não-judeus."
O Espírito Santo agiu de forma poderosa através de sinais e prodígios para levar os perdidos para Cristo e para confirmar a veracidade do evangelho.

Que milagres e maravilhas está você testemunhando?

Aqueles que nunca esperam ver o Espírito de Deus agindo milagrosamente, raramente irão testemunhar um milagre. A fé que o poder de Deus pode se manifestar ao nosso redor, abre os nossos olhos para testemunhar sinais e maravilhas. Sem fé, não podemos ver. Jesus disse: 

"Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! — disse Deus.
Jesus continuou, dizendo: Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem" (Mateus 13:15-16 NTLH).

A falta de fé entre o povo limitou a manifestação de milagres realizados por Jesus (Mateus 13:58).

Existem poucos milagres do Espírito se manifestando ao seu redor por falta de fé? Ou é a sua vida repleta de sinais e maravilhas, porque você tem permitido que o Espírito atue através da sua fé?

Uma das razões que não conseguimos ver o Espírito Santo realizando sinais e maravilhas em nossa vida é porque deixamos de pedir. Tiago escreveu: "Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus" (Tiago 4:2 NTLH).

Desejamos que os sinais e prodígios possam ser algo real em nossa vida (Marcos 16:17)? Então supliquemos a Deus para que envie o Seu Espírito em plenitude como os primeiros cristãos fizeram:
 

"Agora, Senhor, olha para a ameaça deles. Dá aos teus servos confiança para anunciarem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para curar, a fim de que, por meio do poder do nome do teu dedicado Servo Jesus, milagres e maravilhas sejam feitos" (Atos 4:29, 30 NTLH).

Terceira Semana: Atos do Espírito 

Nenhum comentário: