terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia 07: O Espírito nos Enche de Alegria e Poder

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo." João 14:17

Você já se sentiu oprimido ou sobrecarregado em sua jornada espiritual, porque você não consegue agir conforme a expectativa de Deus para sua vida? Você já se encontrou nessa situação? Quem sabe, tentar ser o pai ou a mãe conforme os princípios bíblicos tem sido um peso para você. Ou talvez, a sua atuação no trabalho não tem sido compatível com a sua fé e isso está lhe consumindo. Talvez, tem sido a luta para tentar ser o cônjuge respeitoso e fiel que está drenando as suas energias. Ou quem sabe, a maneira que você tem tratado os seus pais é que está lhe incomodado. A realidade é que sabemos a melodia que a nossa vida deveria produzir, mas infelizmente, muitas vezes destonamos e desafinamos. A dissonância do ideal versus o real pode nos conduzir a uma vida espiritual amargurada. E no final das contas, precisamos nos pergunta: 'Estamos transbordando a alegria ou exalando a dor e a amargura?"

Qual foi a fonte de poder de Jesus? De onde Ele tirou o poder para fazer todos os Seus milagres, curas e libertações? Lucas diz, "Jesus voltou para a região da Galiléia, e o poder do Espírito Santo estava com ele "(Lucas 4:14). Jesus foi capacitado pelo Espírito Santo para fazer tudo o que Ele fez.
 
Qual é a nossa fonte de poder e força? Tem a nossa vida cristã sido guiada pelo Espírito ou temos estado sobrecarregados? Apesar do sofrimento e perseguição, Cristo era "
cheio da alegria do Espírito Santo" (Lucas 10:21). É a nossa vida cheia de alegria ou com o peso do dever e obrigação?

A nossa caminhada espiritual pode ser marcada pelo poder e alegria! Fortalecidos pelo Espírito, podemos fazer e dizer coisas que são sobrenaturais. Jesus prometeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai" (João 14:12-13).

O poder e alegria que assinalaram a obra de Cristo aqui na terra estão ao nosso alcance!
 
O Espírito habilitou Jesus a realizar a vontade de Deus. Tudo o que Ele fez e disse veio do Pai. Jesus disse: "O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho" (João 14:10).

Explore o ministério de Jesus e veja o que Ele fez e o que está disponível a cada um de nós!
  • Mateus 10:20
  • Marcos 13:11
  • Mateus 12:28
  • Marcos 1:8
  • Lucas 4:18
  • Lucas 10:21
  • Lucas 24:49
  • João 6:63
  • João 7:39
  • João 14:17
  • João 16:15 
O Espírito Santo encheu Jesus com poder e alegria para fazer a vontade de Seu Pai. O mesmo Espírito quer nos preencher com a mesma força e alegria para fazer a vontade de Deus.

Está você vivendo no poder do Espírito?
 
A promessa da plenitude do Espírito, e de Seu poder e alegria estão acessíveis a nós. Estamos usufruindo dessa fonte viva de poder? Ou estamos nos sentindo sobrecarregados, desamparados e oprimidos em nossa caminhada cristã?


Um dos maiores destruidores do poder e da alegria na caminhada espiritual é a condenação. A condenação é fruto da obra de Satanás, o acusador (Apocalipse 12:10-12). O Espírito irá nos convencer do pecado e nos conduzir ao arrependimento, mas Ele nunca irá nos condenar.


Você pode descansar no poder e na alegria do Espírito, pois não há condenação àqueles que caminham com o Espírito de Deus. A Bíblia é clara ao afirmar, "Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou _______________ (o seu nome) da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:1, 2).


Quando andamos no poder do Espírito, as garras do pecado não tem mais controle sobre nós! A condenação não tem mais lugar em nossos pensamentos. Como Jesus, podemos dizer e fazer o que o Pai nos orientar a dizer e fazer.

Quando nos sentirmos impotentes devido a uma condenação em nossa vida, siga estes passos no Espírito:
  • Examine o seu coração, confessando qualquer hábito, atitude, ação ou pensamento ou pecaminoso em sua vida.
  • Passe algum tempo na Palavra de Deus, especialmente lendo os Salmos 51 e 103.
  • Não acredite na mentira do acusador que somos culpados. A verdade é que somos perdoados (1 João 1:9).
  • Peça a Deus para enchê-lo com o poder e a alegria do Espírito Santo.
Segunda Semana: O Espírito Guiou a Jesus

Nenhum comentário: