segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia 06: Guiado Pelo Espírito

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo." João 14:17


Você já foi levado a algum lugar que você não gostaria de ir? Talvez você já foi forçado a ir para uma acadêmia para entrar em forma e perder peso. Quem sabe o seu médico determinou que você deveria tirar o seu apêndice. Ou talvez o seu dentista lhe afirmou que você teria que tirar o seu dente do juízo. Todas essas situações o conduzem a uma experiência dolorosa a curto prazo, mas para um ganho a longo prazo! 

O Espírito Santo nos guia para onde Deus quer que nós estejamos para o nosso próprio benefício eterno. Às vezes, o impacto imediato dessa jornada pode ser provações, testes, dificuldades e até mesmo a dor. 

"E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." Romanos 3:3-5 NTLH
 

O Espírito Santo conduziu Jesus a um período de provação e teste no deserto. Lá, Cristo foi fortalecido pelo Espírito Santo ao receber o amor e o poder do Pai para resistir a Satanás. 

O Espírito de Deus já o levou para o Deserto?

Se desejamos experimentar o Espírito de Deus, devemos ir onde Ele nos guiar. Nós nunca ficaremos desesperadamente sedendos pelo o Espírito (João 7:39) até que o sigamos até o árido deserto espiritual. Às vezes, o Espírito Santo nos conduzirá até o deserto para que possamos aprender a depender exclusivamente dEle. Muitos não tem experimentado o Espírito Santo, simplesmente porque se refusam a admitir sua carência e pobreza espiritual.

Quão necessitado estamos do Espírito Santo? Quão faminto estamos de Sua vontade? O Espírito Santo conduziu Jesus até o deserto. Mateus escreveu, "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1 RA). Contudo, Marcos descreve a situação da seguinte maneira: "E logo o Espírito o impeliu para o deserto" (Marcos 1:12 RA). 

Que importantes testes espirituais e revelações Jesus encontrou no deserto? Como foi Jesus fortalecido ao ser levado ao deserto pelo Espírito Santo?

Após a Sua jornada no deserto, Jesus foi levado novamente pelo poder do Espírito a realizar a Sua obra. "Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos" (Lucas 4:14, 15 RA).

Como você responde quando o Espírito Santo o guia?

O Espírito de Deus conduziu a Jesus até as pessoas que estavam doentes, feridas, moribundas, raivosas e possessas (Lucas 4:14-44). O Espírito levou Jesus até os vilarejos e lugares abarrotado de pessoas; a lugares solitários e desolados e também aos lugares mais dolorosos - o deserto, o Getsemani e o Calvário. 

Quando o Espírito Santo nos levar a tais lugares e pessoas, qual será a nossa resposta? 

Está você suficientemente sedente para pedir?

Jesus pediu para ser batizado. Em resposta ao Seu pedido, o Espírito Santo o batizou e desceu sobre Ele. Esse foi um momento decisivo na vida de Jesus. O Espírito confirmou o chamado e a missão de Cristo e o conduziu para a provação.

Através do arrependimento e batismo, passamos pelo momento decisivo da nossa vida. Agora, cabe a nós definir se estamos realmente sedentos pelo Espírito ao ponto de deixá-Lo nos guiar - mesmo que seja para o deserto!

Segunda Semana: O Espírito Guiou a Jesus

Nenhum comentário: