quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia 08: Não Rejeite o Espírito Santo

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo." João 14:17

Ao blasfemarmos contra o Espírito Santo estamos cometendo um pecado imperdoável. É claro que não estender o perdão ao próximo, de certo modo, é também um pecado imperdoável, como vemos em Mateus 16:15. Jesus nos alertou, "Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele. Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado" (Lucas 12:8-10).

Blasfemar contra o Espírito Santo é rejeitar a Jesus. Tudo o que o Espírito diz e faz aponta para Jesus (João 15:26). Ao rejeitarmos a presença de Jesus em nossa vida, estamos blasfemando contra o Espírito de Deus. Jesus concedeu o Espírito Santo a nós para que pudéssemos experimentar um novo nascimento. E a não ser que vivenciemos o novo nascimento, não poderemos receber o dom da vida eterna e estar com Jesus para sempre.

Quão preciso é o Espírito?

Cristo afirmou que é essencial e de máxima importância ter a presença do Espírito Santo em nossa vida. Sem o Espírito, não podemos conhecer a Jesus. É o Espírito de Deus que nos revela e nos ensina tudo sobre Cristo. Ele concedeu tanta importância ao Espírito Santo, que uma das mais fortes advertências bíblicas é a de rejeitar o Espírito de Deus (Mateus 12:22-32).

Quão precioso é o Espírito para você?

Quando é que pensamos ou falamos sobre o Espírito Santo? Quando falamos sobre o Espírito Santo, damos-lhe a honra e o respeito que concedemos a Deus Pai e ao Deus Filho? O Espírito Santo é tão precioso e estimado por Jesus que se rejeitarmos o Espírito, estamos rejeitando o próprio Cristo.

Quando você fala ou pensa sobre o Espírito de Deus, como você se refere a ele?
  • Você fala com amor sobre Ele?
  • Você se refere a Ele como "algo"?
  • Você nunca fala sobre Ele?
  • Você não sabe como se referir a Ele?
  • Para você é difícil de pensar sobre o Espírito como uma pessoa?
  • Outra maneira?
Pense um pouco sobre o casamento. Duas pessoas se tornam uma em Cristo. É possível rejeitar a esposa, sem rejeitar o marido? É claro que não! Imagine oferecer um jantar para casais e convidar somente o marido, sem a esposa. Tal convite seria uma ofensa. O mesmo acontece com o Espírito Santo. Ao convidarmos Jesus para ser o Senhor e Salvador de nossa vida, estamos convidando o Espírito Santo para habitar em nós. Não podemos receber a Jesus, sem recebermos o Espírito Santo.

O que você dirá a Ele?

Talvez tenhamos declarado o nosso amor e devoção ao Pai e ao Filho. Mas quantas vezes declaramos o nosso amor e devoção ao Espírito de Deus? Ele é a pessoa da Divindade que habita continuamente conosco. Não O ignoremos! Por que não dizer a Ele como nos sentimos? Não deixe para amanhã a oportunidade de desenvolver um relacionamento íntimo com o Espírito Santo!

Segunda Semana: O Espírito Guiou a Jesus

Nenhum comentário: