quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia 04: Porta-Voz do Espírito

"O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida." Jó 33:4 RA

A Palavra de Deus (davar em hebraico) é tanto o que Ele fala como aquilo que Ele faz. Tudo o que Deus diz, Ele faz. E tudo o que Ele faz é a Sua Palavra para nós. Quando o Espírito de Deus vinha sobre o profeta no Antigo Testamento, o profeta (nabi) tornava-se um porta-voz da Palavra de Deus para o Seu povo. Às vezes, os profetas prediziam o que Deus faria, mas normalmente eles proferiam mensagens divinas de advertência, julgamento, exortação e edificação.

O Espírito Santo inspirou os profetas para falar a Palavra de Deus a outros. E nos dias de hoje, as pessoas movidas pelo Espírito também atuam como profetas. Elas proclamam e pregam a Palavra de Deus - ousadamente compartilham o que Deus tem a dizer para a nossa época e geração. Às vezes, o porta-voz divino pode proclamar o que Deus fará, se obedecermos ou não à Sua Palavra.

Através da história os profetas falaram a Palavra de Deus pela inspiração do Espírito Santo. Pedro escreveu, "Sobretudo, devem entender que nenhuma profecia da Escritura proveio dos próprios profetas, isto é, a profecia nunca foi originada pela vontade humana. Foi o Espírito Santo quem inspirou os profetas para falarem da parte de Deus" (2 Pedro 1:21).

Deus se auto-revela a nós de muitas maneiras. É através de sonhos, visões, circunstâncias, criação, pessoas, Escrituras, e etc., que o Espírito de Deus se comunica conosco. Como é que você tem escutado a voz do Espírito de Deus? Não tenha duvidas que o Espírito Santo continua a se comunicar conosco hoje!

Deus, através do Seu profeta Joel, nos afirma de Sua vontade de nos usar como o Seu porta-voz para os últimos dias: "Depois de ter derramado chuvas novamente, derramarei o meu Espírito sobre vocês todos! Os vossos filhos e filhas profetizarão; os vossos velhos terão sonhos reveladores e os vossos jovens, visões" (Joel 2:28). Contudo, antes de nos tornarmos mensageiros, precisamos receber a mensagem divina a ser proclamada. E para recebermos a mensagem, precisamos aprender a ouvir a voz do Espírito.

Para escutar a voz do Espírito de Deus é necessário que todas as outras vozes dentro de nós sejam silenciadas. Em 1 Reis, nós lemos que a voz de Deus é mansa e suave: "Depois do terremoto veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave. Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?" (1 Reis 19:12-13).

Para que sejamos capazes de ouvir a voz do Espírito Santo é necessário que desenvolvamos as disciplinas da obediência e do silêncio. Nós precisamos silenciar qualquer outra voz que concorre pela nossa atenção, seja ela interior ou ao nosso redor. O Espírito Santo se recusa a competir com qualquer outra voz ou distração em nossa vida. Ele requer nossa completa atenção.

Será que Ele tem o sua atenção? Que outras vozes tem lhe impedido de ouvir a voz do Espírito de Deus? Você está disposto a silenciar todas as outras vozes, incluindo o sua própria de modo que você possa ouvir o Espírito Santo falando em sua vida?

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra (Salmo 46:10).

Se nós desejamos conhecer o Espírito de Deus, precisamos parar e aguardar para ouvi-Lo. A nossa programação diária nos permite passar tempo na presença do Espírito Santo? Pense na sua agenda diária. Quando é que você tem tempo para se acalmar e estar em silêncio? Para ouvir o Espírito Santo precisamos abandonar as nossas preocupações terrenas e nos afastar de qualquer distração. Fique sozinho com o Espírito de Deus. Aprofunde-se na Palavra de Deus. Ore intensamente e constantemente. Aguarde para ouvir a Sua voz.

Primeira Semana: O Sopro e o Vento de Deus!

Nenhum comentário: