sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Filipinas - Primeiras Impressões!


Depois de 24 horas de voo, Pastor Bill Santos, Cedric Forde e eu chegamos em Digos City, Filipinas. Com as suas 7.107 ilhas, as Filipinas é um vislumbre do céu aqui na terra. Mas por estar aqui na terra, estas ilhas repletas de belezas naturais, sofrem com a corrupção dos seus líderes e a desigualdade social e financeira que é nítida na infra-estrutura do país e no estilo de vida de sua população.

Saímos de Toronto na quarta-feira, 09 de fevereiro às 14:15 EST. Após 15 horas e 45 minutos de viagem e um discrepante fuso horário, chegamos ao aeroporto de Hong Kong (HK) às 19:00 de quinta-feira, 10 de fevereiro. Nunca estive tanto tempo dentro de um avião! Como não consigo dormir muito bem em voos, aproveitei para ler um dos livros de Phil Cooke, "The Last TV Evangelist"e quero dizer que valeu a pena! Ele simplesmente me despertou para a revolução que a comunicação está sofrendo e como a igreja precisa reagir para fazer alguma diferença na sociedade - a leitura dessa obra é altamente recomendada para qualquer pessoa que ama a igreja e ama compartilhar Jesus. As 230 páginas do livro acabaram, mas a viagem continuou e pude assistir alguns filmes e analisar e comparar com aquilo que havia acabado de ler.

Ficamos 3 horas no aeroporto de HK, na espera do nosso voo para Manila, Filipinas. Aproveitei para dar uma olhada nas lojas do aeroporto e no Duty Free, e a minha visão de que as coisas seriam baratas em HK foi por terra abaixo, como já havia me alertado o meu amigo Ronald Kuhn - tudo muito caro! Contudo, ainda estou na esperança de que nas ruas de HK as coisas serão mais baratas, pois tudo em aeroportos em qualquer lugar do mundo é super-faturado! Bem, no final do mês, quando eu estiver em HK por um final de semana, poderei tirar a prova real e aí eu te conto, OK?!

Bem, o nosso voo para Manila sai no horário, então as 22:00 horas estávamos decolando e pousamos as 23:55. Algo bem legal do voo, era que eles tinham uma câmera de vídeo acoplada perto do trem de pouso, e transmitiam o sinal para os monitores dos acentos. Então pude acompanhar a decolagem e a aterrizagem de um ângulo único! Muito interessante.

Ao chegarmos em Manila, fizemos a imigração, pegamos as malas e os equipamentos que trouxemos, e fomos para o terminal 3. Depois de 20 minutos no ônibus, percebi que aquilo que eles chamam de terminal 3 é um outro aeroporto, na minha opinião!

Chegando no terminal 3, isso era por volta da 1:00 da manhã, encontramos uma lanchonete que tinha algo para comer e internet. Difícil vou achar alguma coisa vegetariana para comer, mas eles fizeram um "bacural" que estava até gostoso!

Como o nosso voo para Davao saia às 04:00, fomos fazer o check-in às 2:00, quando eles abriram. Esperamos cerca de 1 hora na fila. E o mais interessante é que o custo das nossas bagagens ficou mais caro do que a passagem paga. Só para você ter uma ideia, o ticket para nós 3 custou 8.564 pesos filipinos (+- $183 dólares) e a bagagem custou, 11.150 pesos filipinos!

O voo sai às 4:00, e o mais interessante que viajamos pela Cebu Pacific, a companhia área que os atentes dançam nas suas demonstrações de segurança. Se você nunca viu, vale a pena assistir!



Chegamos a Davos, às 5:45 e as 6:20 encontramos o nosso anfitrião e amigo que organizou a campanha evangelística, Andrew Skytte-Alivio.

Do aeroporto até o Hotel Crisbelle em Digos City, onde estamos hospedados, foi uma jornada de 1 hora. Nessa uma hora, na highway Douglas MacArthur pude ver como as motocicletas e triciclos dominam as estradas. Aparentemente as buzinas são muito utilizadas, e as leis de trânsito variam conforme a situação! rs

Meio de transporte muito comum
No percurso, Andrew foi explicando um pouco do landscape, cultura, e história das Filipinas, Davos e Digos City. E sendo bem franco, o meu humor mudou quando ele disse que teríamos uma reunião às 8:00 da manhã com os pastores, obreiros bíblicos e alguns líderes. Pensei comigo, "Ele não entende que estamos há quase 24hrs viajando, e que a última coisa que queremos agora é uma reunião!" E para agravar a situação, ele disse que teríamos um culto na hora do por-do-sol para motivar a igreja, e ele disse, Douglas você é o orador, OK?! Naquele momento eu só queria dormir, então eu simplesmente orei: Senhor, você sabe o que estou sentindo por dentro e quanto eu quero falar algumas "verdades", mas confio que o Senhor me trouxe aqui por um propósito, e que essa é a Sua vontade nesse momento, por isso me dê forças! Amém!

Chegamos no hotel e mal tive tempo para tomar banho. Desci as escadas "cantarolando de alegria" (NOT! rs), e como sempre, tive que esperar, pois os outros participantes da reunião estavam atrasados. Isso só ajudou a melhorar o meu humor! Foi quando o primeiro pastor chegou e após as cordialidades, comecei a perguntar sobre o seu ministério e família. Foi nesse momento que Deus começou a transformar o meu dia! Esse pastor é responsável por 20 igrejas e a alegria dele pastorear e compartilhar Jesus me impactou fortemente! Cada um foi chegando, e o sacrifício deles de estarem para aquela reunião e até para sobreviverem não tinha comparação com as minhas últimas 24 horas. Parei de sentir pena de mim mesmo e cai na real, que sou abençoado por Deus, tenho uma família linda, uma moradia confortável e comida (mais do que preciso). E que existem pessoas que estão realmente sacrificando para a pregação do evangelho. Mais de 10 pastores, que não são empregados pela organização, por falta de orçamento, uniram-se a nós. Eles trabalham voluntariamente, e só recebem da igreja local uma ajuda de custo de $100 por mês! Enquanto todos me agradeciam pelo "sacrifício"que eu estava fazendo de ter deixado a minha esposa e a minha casa para estar com eles, eu agradecia a Deus e a eles pelo privilégio de conhecer verdadeiros homens de Deus. Eles nem aparecem no radar, não são reconhecidos, não estão na mídia ou nas noticias da Revista Adventista, mas são homens e mulheres dedicados a Deus.

Grupo de Pastores e Líderes de Digos City
Após a reunião, comemos alguma coisa e fomos descansar. Depois de algumas horar, levantei e fui rever a mensagem que iria pregar.

Jantamos e nos dirigimos até a igreja, e lá pude sentir a presença de Deus e o amor que os nossos irmãos filipinos tem em compartilhar a verdade. Preguei sobre a experiência dos 4 leprosos de 2 Reis 7 - que em meio ao desespero, encontraram a esperança e se tornaram portadores da luz. E fiz um apelo para aqueles que haviam encontrado a luz, que se tornassem portadores da esperança, e muitos aceitaram o apelo. Foi simplesmente gratificante ver Deus atuando.

Voltamos para o hotel e pude falar um pouco com a minha esposa, que tanto amo e que já estou com saudades. Pude compartilhar as bênçãos.

Bem acabo de ser informado pelo Andrew, que a igreja cancelou a Escola Sabatina para terem um segundo culto e que eles esperam ouvir uma outra mensagem minha. E no culto divino o Pr. Bill irá pregar. Não sei o que Deus tem reservado para mim nessa viajem, mas consigo ver vislumbres de Sua atuação nesse processo de reforma e reavivamento que tanto busco.

Já escrevi demais e preciso preparar o sermão de amanhã! Que Deus lhe abençoe, porque Ele está me abençoando!

Blessings,

P.S. Enquanto escrevia este blog, comia uma deliciosa manga! Estou vendo que vou passar bem com a comida aqui, e isso não é um bom sinal, já que eu havia prometido que iria perder os quilos adquiridos no final do ano que não querem me abandonar! rs

Da Esquerda Para Direita: Pr. Bill Santos, Cedric Forde e Andrew Skyte-Alivio

10 comentários:

Kerol Alves disse...

Foi difícil conter as lágrimas Pastor. Que Deus o abençoe ricamente, saiba que estarei orando por vc. Sinto saudade e muito obrigada pelas valiosas lições. Abraço, Kerol - Alvorada

Unknown disse...

Muito, muito bom! Admirio vocês pastores, os remunerados, os não remunerados, com ajuda de custo ou não... Deus abençoe muito vocês!

Estou orando por essa trip de vocês =)

Evely Geisler disse...

É espetacular como Deus dirige tudo.
E nós, povo de dura cerviz ainda reclamamos do que temos....
Que Deus continue vos usando e abençoando muiittttooooooooo......
Abs.

Unknown disse...

Que testemunho! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência. Vou estar orando por vocês e por todos os que trabalham ma causa de Deus nas Filipinas.
Um grande abraço e que Deus os abençoe!!!

Dalva Neri

Unknown disse...

Que testemunho! Muito obrigada por compartilhar a sua experiência. Vou estar orando por vocês e por todos os que trabalham ma causa de Deus nas Filipinas.
Um grande abraço e que Deus os abençoe!!!

Dalva Neri

rubens disse...

Que Deus Lhe acompanhe em mais esta empreitada, que possam colher bons frutos deste trabalho.
abraços

Professora Eunice - História disse...

Eunice diz...
Filho que Deus possa de abençoar,dando força para continuar essa jornada.
Lembre-se sempre vc é muito espical e eu te admiro muito e tenho orgulho de vc. Beijos e feliz Sabado!! Mãe

Anônimo disse...

Amorzinho, que fantástico o seu testemunho! Que orgulho de ser sua mulher :)
Estou orando por você, pra que Deus conitnue te usando. Você é um maravilhoso instrumento nas mãos dEle.

Te amo muito
Sua casa te espera
ps. Whaaaaat? Você comendo manga? rs

Unknown disse...

Douglas, legal ver Deus te usando e abençoando. Estou orando pelo sucesso desta serie desde que o Bill me disse. Gostaria de falar com vc sobre o programa do Bill, aqui em Campo Grande, em Julho. Talvez uma video conferencia com o Bill via Skype. Marquem a hora!! o fuso horario é complicado mas amanhã estou a disposição o dia todo..... Grande abraço para vcs

Ewerton Obadoski Dias disse...

show