sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dia 09: Conheça o Paracleto

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo." João 14:17

Jesus concedeu ao Espírito Santo o nome de Paracleto – Conselheiro, Consolador, Aquele que está ao nosso lado. Talvez não percebamos, mas o Paracleto está ao nosso lado em todos os momentos. O desafio para cada um de nós é de permitir que Ele faça parte da nossa vida, e mais do que isso, que Ele possa dirigir a nossa vida. Estamos dispostos a não tomar qualquer decisão ou rumo para a nossa vida sem a liderança do Espírito? Queremos que mesmo que o Espírito Santo se torne o nosso Paracleto – Conselheiro, Guia e Mestre? 

Você está ouvindo o Espírito Santo?

Jesus sabia que não poderíamos viver sem Ele, sem a guia e a orientação do Seu Espírito Onipresente conosco. Assim Ele nos deu o Espírito Santo. A pergunta que nos confronta é: Estamos ouvindo o Espírito?

“Jesus continuou: ‘Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre’.”

É essencial reconhecermos a presença do Espírito Santo em nossa vida. É hora de construirmos um relacionamento com Ele. O Paracleto está tentando falar e nos guiar em cada detalhe da nossa vida. Estamos dispostos a ouvir a Sua voz?

Jesus falou várias vezes sobre como Ele lhe nos concedeu o Espírito Santo. Só para confirmar que o Espírito está conosco, leia como Jesus deu o Espírito:

  • Mateus 28:19, 20
  • Marcos 13:11, Lucas 12:12
  • Lucas 24:49
  • João 20:22
  • Atos 1:1-8

Como você está respondendo aos conselhos do Espírito?

Jesus prometeu: "Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade"(João 14:17). Quando o Espírito Santo começa a nos conduzir a toda a verdade, como recebemos o que Ele diz? Jesus ainda nos ensina em João 14:17 que o mundo não pode recebê-lo, nem aceitar a Sua voz, mas e nós?
Às vezes, Seu conselho será a correção, reprovação, convicção ou admoestação. Quando o conselho do Espírito é corrigir, como respondemos?

Às vezes, o Espírito Santo irá nos encorajar e confirmar que estamos no caminho correto. Mas em outros momentos, Ele poderá nos corrigir e advertir. Não importa qual seja a orientação, o Espírito Santo espera que nos entreguemos por completo e deixemos ser guiados por Ele.

O Espírito Santo está ao nosso lado. Não podemos nos delongar, precisamos começar a compartilhar com Ele a nossa vida - decisões, sentimentos, objetivos, frustrações, problemas, alegrias, e muito mais.

O Espírito Santo irá nos aconselhar em tudo, se permitirmos a Sua atuação em nossa vida. Estamos dispostos a reconhecer a Sua presença, e responder à Sua voz?

Segunda Semana: O Espírito Guiou a Jesus

Nenhum comentário: