quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia 12: Poder Para Salvar

"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra." Atos 1:8 NTLH

Quando o Espírito Santo nos batiza com o Seu poder, pessoas ao nosso redor são salvas!

As pessoas ao seu redor estão sendo salvas?

Quando o Espírito Santo batizou os primeiros crentes, milhares de pessoas que estavam ao redor deles foram salvas. O batismo do Espírito Santo proporcionou um corajoso e ousado testemunho da parte dos primeiros cristãos. Eles não estavam com medo de compartilhar a todos, até mesmo aos líderes que haviam crucificado a Jesus, que o Poder de Deus havia ressuscitou Cristo dentre os mortos. Eles não temeram a perseguição, o aprisionamento, nem a morte. O Espírito Santo transformou aquele grupo de seguidores temerosos, que se escondiam, em testemunhas poderosas que foram capazes de transformar o mundo.

Veja alguns textos que testificam do corajoso poder que tomou conta dos primeiros crentes:

  • Atos 2:41, 42 - "Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus. E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações."
  • Atos 2:47 - "Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas."
  • Atos 4:4 - "Porém muitas pessoas que ouviram a mensagem creram, e os homens que creram foram mais ou menos cinco mil."
  • Atos 4:32-35 - "Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade."
  • Atos 5:12-16 - "Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão. Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles. Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo. Por causa dos milagres que os apóstolos faziam, as pessoas punham os doentes nas ruas, em camas e esteiras. Faziam isso para que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles. Multidões vinham das cidades vizinhas de Jerusalém trazendo os seus doentes e os que eram dominados por espíritos maus, e todos eram curados."
  • Atos 6:7 - "A palavra de Deus continuava a se espalhar. Em Jerusalém o número dos seguidores de Jesus crescia cada vez mais, e era grande o número de sacerdotes judeus que aceitavam a fé cristã."

O batismo e a plenitude do Espírito Santo nos capacitam a testemunhar corajosamente do poder salvífico de Jesus Cristo.

Existe algo que está lhe impedindo de ser uma ousada testemunha de Cristo?

O poder do Espírito Santo está à sua disposição para lhe conceder as palavras a dizer, mesmo diante de ceticismo e críticas ao Evangelho. Jesus prometeu que o Espírito iria nos das as palavras e a coragem para sermos Suas testemunhas!


"Quando prenderem e entregarem vocês às autoridades, não fiquem preocupados, antes da hora, com o que irão dizer. Quando chegar o momento, digam o que Deus lhes der para dizer. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito Santo" (Marcos 13:11).

Os aspectos que mais impedem as pessoas de testemunharem sobre Cristo são:

  • Medo de ser ridicularizado, rejeitado ou perseguido
  • Ignorância sobre o que dizer
  • Vergonha como temos vivido nossa vida
O Espírito Santo vence o nosso espírito de medo com poder (2 Timóteo 1:7). Ele coloca as palavras em nossa boca que devemos compartilhar (Lucas 12:11-12), e Ele tira toda a vergonha devido à condenação (Romanos 8:1-2).

Você será uma testemunha corajosa?

O Espírito Santo nos dá forças para enfrentarmos qualquer coisa, até mesmo a própria morte, para que possamos compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.


Você deseja experimentar o Espírito Santo? Compartilhar o evangelho diariamente com todos aqueles que estão ao seu redor? Suplique pelo batismo e plenitude do Espírito Santo ainda hoje!

Terceira Semana: Atos do Espírito 

Nenhum comentário: