quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia 11: O Derramamento do Espírito

"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra." Atos 1:8 NTLH

Nem todos estão preparados para receber o poder do Espírito Santo. Essa foi a realidade no primeiro século e é também nos nossos dias. Alguma vez você já se perguntou o que aconteceu com os primeiros crentes que testemunharam a ressurreição de Jesus? Mais de 500 pessoas viram o Cristo ressurreto. Paulo escreveu:

"Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos. Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já morreram. Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos. Por último, depois de todos, ele apareceu também a mim, como para alguém nascido fora de tempo" (1 Coríntios 15:3-8 NTLH).

Onde estavam todos aqueles que o viram ressuscitado no dia de Pentecostes? Apenas cerca de 120 crentes permaneceram em Jerusalém aguardando o batismo do Espírito Santo. Jesus tinha prometido que se eles esperassem, eles seriam batizados com o Espírito Santo. O que pode ter mantido os outros 380 testemunhas distantes? Talvez o que os afastou os manteve longe do poderoso batismo do Espírito Santo.

Quais seriam as razões ou desculpas que temos para não experimentarmos o batismo do Espírito Santo?

  • Ocupado demais com as responsabilidades e demandas da vida
  • Medo de perder o controle
  • Não saber como ser batizado pelo Espírito
  • Não estar pronto para tal experiência
  • Não estar interessada
  • Outro motivo

O que acontece quando o Espírito Santo batiza os crentes com o poder?

Lemos em Atos 2, que no dia de Pentecostes, os 120 crentes que haviam permanecido em Jerusalém estavam reunidos quando de repente o Espírito Santo se manifestou como um vento na sala onde eles estavam. Isso não deve surpreender-nos. Já que vimos anteriormente que o sopro e vento de Deus no Antigo Testamento eram o Espírito Santo.

O vento de Deus, o Espírito Santo soprou pela sala, e línguas de fogo, repousaram sobre as cabeças dos fiéis. Todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas ou idiomas. À medida que saíam às ruas, aqueles em estavam em Jerusalém ficaram abismados que homens iletrados como Pedro e os discípulos eram capazes de expressar em outro idioma como se fosse a sua língua nativa. Alguns dos espectadores pensaram que eles estavam bêbados. Mas Pedro explicou que tinha acontecido.

“Então Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a dizer à multidão: Meus amigos judeus e todos vocês que moram em Jerusalém, prestem atenção e escutem o que eu vou dizer! Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: ‘É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem’” (Atos 2:14-18

Após o batismo do Espírito Santo, os fiéis testemunharam o poder do Espírito Santo em muitas maneiras. Essas demonstrações de poder estão hoje disponíveis para todos os crentes.

Atos 2 e 3 retratam um pouco dos atos poderosos do Espírito Santo quando Ele foi manifestado em Sua plenitude: ocorreu conversões, generosidade se tornou uma marca dos crentes, compartilharam a Ceia do Senhor, falaram em outros idiomas, oraram com poder, fizeram sinais e prodígios, temeram a Deus, tiveram as suas necessidades satisfeitas, corajosamente testemunharam, louvaram, alegraram-se, se reuniram para adoração, presenciaram milagres, etc.

O que está acontecendo na minha vida?

Com base no que aconteceu em Pentecostes, como podemos avaliar o trabalho do Espírito Santo em nossa vida? A palavra grega traduzida como "poder" em Atos 1:8 é dunamis. Isso significa o poder milagroso de Deus. Como o dunamis do Espírito está trabalho em nossa vida?

Cristianismo sem poder é o sintoma de uma vida sem o Espírito Santo. Uma vida batizada pelo Espírito Santo é repleta de manifestações poder de Deus. É a nossa vida repleta de manifestações de Sua presença poderosa?

Você Deseja Receber o batismo do Espírito Santo?

Jesus batiza seus seguidores com o Espírito Santo. Seu batismo vem é marcado pelo poder. Paulo escreveu: “Pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do Espírito de Deus. Assim, viajando desde Jerusalém até a província da Ilíria, tenho anunciado de modo completo o evangelho a respeito de Cristo. (Rom. 15:19 NTLH).

Você está pronto para ganhar outros para Cristo, pelo poder do Espírito Santo?

Suplique ainda hoje pelo batismo do Espírito Santo!

Terceira Semana: Atos do Espírito 


Nenhum comentário: