quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia 14: O Poder Para Orar

 "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra." Atos 1:8 NTLH

A poder para salvar, curar e libertar está a nossa disposição através da oração. E é o Espírito Santo que nos motiva a orar e buscar o poder que Ele pode ofertar a cada um de nós.

Quando você não souber o que orar -
peça ao Espírito Santo!
Quando você não souber por quem interceder -
peça ao Espírito Santo!
Quando você não tiver palavras -
peça ao Espírito Santo para interceder por você!
Quando você estiver desesperado, impotente e aflito -
peça ao Espírito Santo!
Quando você estiver perdido e precisar ser encontrado -
peça ao Espírito Santo!

Quando Devemos Orar?

A resposta a essa pergunta é simples: a todo instante. Paulo exortou: "Orem a Deus com toda a perseverança, em toda a ocasião, de acordo com o Espírito Santo" (Efésios 6:18 - O Livro). Quando a perseguição se intensificou, os primeiros cristão oraram. A maneira pela qual eles oraram pode servir de modelo para nós orarmos no poder do Espírito.

"Ó Senhor, criador do céu, da Terra, do mar e de tudo quanto neles há, falaste há muito tempo pelo Espírito Santo por meio do nosso antepassado o rei David, teu servo, dizendo: 'Porque se revoltam os povos? Porque tentam inutilmente enganar? Os chefes das nações reúnem-se mais os seus ministros, para conspirarem contra o Senhor, e contra o Messias!' Foi o que aconteceu, pois o rei Herodes e Pôncio Pilatos e todos os romanos, além do povo de Israel, encontraram-se unidos contra Jesus, o teu santo Filho, que tu ungiste. Mas não fizeram mais do que aquilo que, no teu sábio poder, determinaste que fizessem. Agora, Senhor, escuta as suas ameaças, concede aos teus servos ousadia na pregação. Estende a tua mão para curar e se realizam milagres e maravilhas pelo nome do teu santo servo Jesus!"
(Atos 4:24-30 - O Livro)

Como Está a Sua Vida de Oração?

Ao orarmos no Espírito estaremos orando em poder! Podemos orar com gemidos e lágrimas. Podemos orar eloquentemente, ou simplesmente, em alta voz ou silenciosamente. Podemos orar sentados, em pé, andando, ajoelhados ou prostrados. Podemos orar com as mãos levantadas ou com as mãos postas reverentemente. A chave para a oração, o poder não está na maneira, posição, ou sons. Poder da oração é sempre no Espírito: "Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo"(Judas 20 NTLH).

"Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus" (Romanos 8:26, 27 NTLH).

Quando o Espírito ora através de nós, a vontade de Deus no céu é suplicada para ser uma realidade aqui na terra, e poder espiritual é liberado para trazer o Seu reino sobre a terra, como Jesus nos ensinou a orar: "Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!" (Mateus 6:10 NTLH).


Peça Pelo Poder Para Orar


O Espírito Santo irá nos capacitar a orar. Mas precisamos suplicar a Ele por tal poder. Não iremos desenvolver uma vida de oração escutando a oração de outros ou lendo as orações dos outros. Podemos convidar o Espírito Santo para nos dar o poder da oração.

Porque não suplicar com uma oração semelhante a essa:

"Espírito Santo, às vezes eu me sinto impotente quando eu oro. Mas eu sei que todo o poder que eu preciso para orar reside em Você. Eu suplico que me capacites a orar pelas coisas certas, no momento perfeito e de acordo com a Sua vontade, para aquilo que Você deseja que seja realizado em mim, possa se tornar uma realidade. No Seu poder me transforme em um guerreiro de oração. É no nome de Cristo que suplico, amém.


Terceira Semana: Atos do Espírito


Nenhum comentário: