quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia 16: O Fruto do Espírito: Amor, Alegria, Paz e Paciência

"Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo" (1 Coríntios 12:4-7 NTLH).


O fruto começa com uma semente. Ao não ser que alguém semeie, não haverá colheita. E ao semear, há necessidade de prover atenção e cuidado para que a semente produza bom fruto.

O Espírito Santo usa somente um tipo de semente para produzir a natureza de Cristo em nossa vida. Essa semente é a Palavra de Deus. Jesus nos ensina que a semente é a Palavra de Deus (Marcos 4:1-20). As perguntas que ficam são: Que tipo de solo é o nosso coração? O que estamos fazendo para cuidar da semente em nosso coração? O que tem evitado que a semente cresce em nossa vida?

Assim que a Palavra de Deus é plantada no solo do nosso coração, o Espírito Santo cultiva essa semente. Ele usa a semente para nos convencer, guiar, corrigir, confortar e ensinar. Conforme respondemos a Sua obra em nós (santificação), nós crescemos espiritualmente e começamos a produzir o fruto em nossa vida. Esse fruto serve, ministra, abençoa a vida de outros, assim, eles começarão a ter fome pela Sua Palavra e desejo espiritual de produzir o fruto em sua vida.

O Fruto é Evidente em Sua Vida?
Cada faceta, prisma do Fruto do Espírito é apresentado na Bíblia. Você pode apreender sobre cada um deles ao ler as Escrituras e ao examinar a vida de Jesus. O Fruto do Espírito foi manifestado em Sua plenitude na vida de Cristo.


Eis algumas passagens que nos auxiliam a descrever e definir cada um dos prismas do Fruto do Espírito que estamos estudando hoje:


Amor
  • 1 Coríntios 13
  • João 13:34-35
  • 1 João 4:7-13
  • Lucas 10:25-28
Alegria
  • Neemias 8:10
  • Salmo 28:6-7
  • Isaías 61:3
  • João 16:20-24
  • Filipenses 4:4-7
Paz
  • Romanos 5:1-2
  • João 14:27; 16:33
  • Romanos 14:17
  • 2 Coríntios 13:11
Paciência
  • Isaías 40:31
  • Romanos 12:12; 5:3-5
  • 1 Coríntios 4:12-13
O amor sempre busca o melhor de Deus para a outra pessoa. A alegria sempre brota da satisfação interna porque fomos redimidos. A paz sempre traz a reconciliação entre nós e Deus e entre nós e o próximo. A paciência sempre aguarda e age conforme o tempo e a vontade de Deus.

Está o Fruto Crescendo em Você?
Para que o Fruto do Espírito cresça é necessário uma entrega total e o abandono daquilo que possa estar evitando o Seu desenvolvimento. Atitudes negativas e hábitos pecaminosos agem como a erva daninha, que sufoca o crescimento do Fruto do Espírito. Que erva daninha precisa ser eliminada do solo da nossa vida para que o Fruto possa crescer ininterruptamente? (Marcos 7:14-23 & Gálatas 5:16-21).

Está Você Permitindo que o Fruto do Espírito Seja Manifestado?
Muitas vezes estamos mais preocupados com a utilização dos dons espirituais na igreja do que a continua manifestação do Fruto. Se os dons são utilizados sem o Fruto, então o ministério pode se tornar legalista, controlador e manipulador. Sem o Fruto do Espírito, os dons se tornam meros talentos sobre controle humano com objetivos que nem sempre são os mais nobres. Zacarias nos alertou: "Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zacarias 4:6 RA).

A Natureza de Cristo em você deve controlar os dons que fluem para o serviço. A verdadeira caminhada com o Espírito manifesta o Seu fruto continuamente, no dia-a-dia!

Por que não orar? "Deus me auxilie a cultivar o Fruto do Seu Espírito em minha vida para que eu possa ser mais semelhante a Jesus. Ensina-me a amar incondicionalmente, a alegrar-me mesmo em meio a provações e sofrimentos a ser paciente com os outros e paciente para a realização do Seu plano em minha vida, de acordo com a Sua vontade para a Sua glória! Em nome de Cristo, amém!

Quarta Semana: O Fruto e os Dons do Espírito

 

Nenhum comentário: