segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia 10: O Espírito Nos Guia à Verdade

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo." João 14:17


Jesus prometeu: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). Então, como vamos conhecer a verdade?

Às vezes, mesmo quando temos os motivos certos e as melhores intenções, enganamos a nós mesmos e aos outros. Nós acreditamos que sabemos a verdade, mesmo quando não a conhecemos. As nossas percepções e sentimentos são enganosos, por isso, precisamos confiar na orientação e obra do Espírito Santo, que nos levará do engano para a verdade, das trevas para a luz.

Você está escutando o Seu ensino?

O Espírito Santo deseja continuamente nos ensinar toda a verdade. Ele nos ajuda a discernir entre a verdade e o mito. Muitas vezes, os mitos religiosos podem controlar a nossa vida e nos limitar a vivenciarmos a plenitude do Espírito. Só a verdade pode nos libertar para caminhar plenamente no Espírito.

Podemos entender que mito é algo que é tomado como verdade por algumas pessoas, algumas vezes, em algumas situações. Como resultado, a experiência, "verdade" situacional é elevada ao nível da verdade absoluta. Mas a verdade nunca é situacional ou condicional.

A verdade de Deus é incondicional. Sua verdade absoluta é verdadeira para todas as pessoas, de todos os tempos, em todas as situações: “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas”(Tiago 1:17-18 NTLH ).

O Espírito Santo toma a verdade da Palavra de Deus e a deseja ensinar em todos os lugares, para cada pessoa, cada situação e cada momento.

Jesus foi claro quanto ao ensino acerca do Espírito Santo:

"Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber porque nem o procura, nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo" (João 14:17 NTLH).

“Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai” (João 15:26 NTLH).

“Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer” (João 16:13 NTLH).

O Espírito da Verdade, quer nos ensinar toda a verdade. Ele habita em nós, o nos concede fome pela Palavra de Deus, para que busquemos a verdade.

“A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente. O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade. Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço” (Salmo 19:7-11).

Você é um ávido estudante do Espírito?

A grande alegria de cada professor é o aluno que é sedento, zeloso, ávido por aprender. O mesmo ocorre com o Espírito Santo. Ele se deleita em nosso zelo pela Palavra de Deus. O Espírito Santo tem tanto a nos ensinar. Ele quer esconder e selar a Palavra de Deus em nosso coração para que possamos vencer as tentações.

Como o Espírito nos ensina?

·      Ele nos concede fome e sede pela Palavra de Deus, nos levando a toda a verdade, à Palavra de Deus (João 14:17).
·      Enquanto o Espírito nos ensina a verdade, a Palavra está sendo incutida em nosso coração para que não venhamos a pecar contra Deus (Salmo 119:11).
·      Como podemos saber se o pecado está escondido em nosso coração (Salmo 19:12-14)? A boca fala do que o coração está cheio(Mateus 12:34). Se a Palavra de Deus tem sido ensinada e incutida em nosso coração pelo Espírito, então não teremos prazer pelo pecado. Em vez disso, iremos falar de Sua Palavra. Mas se já estiver depositado em nosso coração o que não é obra do Espírito, então iremos falar coisas ofensivas e pecaminosas.

Estamos dispostos a agradar a Deus tanto com as palavras da nossa boca como pela submissão do nosso coração? Se esse for o nosso desejo, devemos permitir que o Espírito Santo crie em nós o zelo, fome, e sede pela Palavra de Deus.

“Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!” (Salmo 19:14).

Quando você entrará na sala de aula do Espírito?

Para aprender, precisamos ser ensinados. Paulo nos deu essa percepção: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10:17 NTLH). Estamos ouvindo o Espírito? Estamos permitindo que Ele nos ensine?

De que maneira temos atendido a classe de aula do Espírito Santo?

·      Lendo, estudando e meditando diariamente na Palavra de Deus.
·      Estudando a Palavra regularmente com outros crentes com um professor em um pequeno grupo ou uma classe.
·      Ouvindo a Palavra de Deus pregada e proclamada em adoração.
·      Ouvindo a Palavra de Deus ensinada no rádio, televisão, DVDs, e através de seminários, retiros, etc.
·      Ouvindo e cantando as Escrituras através de salmos, hinos e cânticos espirituais.
·      Memorizando a Palavra de Deus.
·      Lendo livros que ensinam as verdades da Palavra de Deus.
·      Outros: ____________________________

Quanto mais estivermos com fome e sede pela Palavra de Deus, mais experimentaremos a presença e o ensino do Espírito Santo.



Segunda Semana: O Espírito Guiou a Jesus

Obs. Essa jornada está baseada em semanas de dias úteis, ou seja, de 5 dias. Hoje termina a segunda semana.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Noite, brother. Cada o comentario do dia? Estou no aguardo....